Sua empresa acompanha seu cliente?
Como você monitora as necessidades e expectativas dele?
A prática habitual de ouvir os clientes possibilita evitar erros futuros e fidelizá-los com mais eficiência. É deles que vem grande parte das informações que permitirão sua empresa atuar de maneira mais assertiva na definição das suas estratégias de mercado.
Enumeramos algumas orientações e formas de acompanhamento abaixo:
1- O próprio relatório de vendas (Você terá informações a quem comprou, o que comprou, quando e quanto comprou).
2- A pesquisa formal científica (embora tenha maior custo, surge como ferramenta de acompanhamento dos clientes), realizada por institutos que norteiam a ação a partir de informações e demandas oferecidas pela empresa. Esses institutos devem ser utilizados especialmente quando se busca informações para decisões estratégicas que envolverão maior volume de investimentos.
3- SAC (Serviço de Atendimento a Clientes) ferramenta utilizada via telefone que permite o cliente oferecer sugestões e reclamações relativas ao produto/serviço da empresa. Trata-se de um recurso que você obterá respostas rápidas e, para que dê resultados, é interessante que seja realizado por uma pessoa que conheça toda estrutura da empresa, a fim de apresentar e direcionar a solução correta.
4- Pesquisas pós vendas (ocorrem de maneira formal via telefone ou no próprio ponto de venda, logo após a utilização do serviço. É interessante a elaboração de um questionário mais simples, para que possa mensurar a real satisfação do cliente, sem lhe tomar muito tempo.
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