Fundada em 22 de Abril 1986, na cidade de Santa Bárbara, na sede social, do Santa Bárbara Social Clube, realizou-se a primeira reunião dos comerciantes e industriais de Santa Bárbara com a finalidade de criação da ACISB – Santa Bárbara (Associação Comercial e Empresarial Industrial Agropecuária e Prestação de Serviços de Santa Bárbara). Abaixo segue texto original e os primeiros fundadores da entidade que hoje já somam mais de 29 anos de comprometimento com o empreendedorismo da cidade e da região:

“Após a comprovação do comparecimento de quase toda a classe de comerciantes e industriais; foi feita a abertura e composição da mesa pelo representante da prefeitura Municipal de Santa Bárbara, Sebastião da Silva Fonseca, e, imediatamente concedida a palavra ao Presidente da Associação Comercial e Industrial de João Monlevade, Sr. José de Brito, que brilhantemente discorreu sobre a associação que preside, suas metas e finalidades, sua história, provocando a realização, naquele momento, da formação e inicio de trabalho da associação de Santa Bárbara. Ocupando o trabalho de coordenação o Dr. José Geraldo de Melo, e, por aclamação, ficou assim constituída a diretoria: Presidente: Pedro Lúcio Thomasi Pena, Vice Presidente: José Alfredo de Souza Carvalho, 1º Secretário: Luiz Carlos Monteiro de Barros, 2º Secretário: Giacomino Thomasi Pena, 1º Tesoureiro: Geraldo Zunzarren, 2º Tesoureiro: José Alves de Azevedo, Conselho Fiscal: José Patrocínio Gomes, José Geraldo Faria de Freitas (Falecido), José Tolentino de Souza, Conselho Fiscal Suplente: Geraldo Magalhães de Sá (Falecido), Romero Celestino Vilaça, Maria Lúcia Magalhães.“

Durante todo este tempo foram somadas muita luta, coragem, conquista e determinação. A ACISB e a CDL são entidades que representam a classe empresarial de todos os setores da atividade econômica. Há informações de que as primeiras reuniões dos empreendedores de Santa Bárbara aconteceu em 1945, tendo sua diretoria apenas formada, não consta registros nesta época de sua atuação junto aos empreendedores.

A ACISB e a CDL juntas possuem um forte poder representativo, já que provém de uma grande rede de entidades localizadas em todo o País.

Todos os recursos financeiros vêm da contribuição espontânea de seus associados, e de receitas oriundas das soluções empresariais utilizadas pelos seus associados e principalmente de parceiros da entidade. Com isso tem conseguido realizar muitas ações e eventos de cunho empresarial e social.

Em abril de 2002, a diretoria da época realizou a abertura da Câmara de Dirigentes Lojistas em Santa Bárbara, mais uma forte entidade nascia dentro da ACISB para auxiliar ainda mais os empreendedores de Santa Bárbara.

Mantêm uma forte rede de parcerias com outras entidades como SEBRAE, SENAC, SESI, BDMG, CEF, FEDERAMINAS, FCDL, CACB, CNDL e outras mais.

Com o objetivo de proporcionar aos seus associados condições de desenvolvimento e fomento de seus negócios através da prestação de serviços de qualidade, sempre evidenciando seu carater associativista e cooperativista.

A maior Feira Multissetorial do Médio Piracicaba é realizada pelas entidades ACISB e CDL que completou em 2015 dezoito edições consecutivas com sucesso de público e negócios gerados os valores em negócios em 2014 chegou a 7,9 milhões e em 2015 ultrapassamos a meta com 7,5 milhões em negócios fechados e prospectados em apenas 3 dias de eventos.

Realiza mensalmente em sua sede palestras, cursos e capacitação, participa de conselhos municipais de segurança – CONSEP, Conselho de Turismo – CONTUR, CODEMA, edita a cada 2 meses o Jornal Informativo da Associação, realiza reuniões quinzenais junto à diretoria para alinhamento das ações propostas no planejamento estratégico e outras providencias.